sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DISCURSO DO METODO-DESCARTES

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Licenciatura em Física
Filosofia das Ciências
GRADUANDO: AMÉLICA BETÂNIA DIAS
TUTOR PRESENCIAL: WEVERTOM SACRAMENTO
PROFESSORES ESPECIALISTAS: CLÁUDIA MURTA

TAREFA 2: SEGUNDA SEMANA

DISCURSO DO METODO: RENÉ DESCARTES
FICHA DE LEITURA


O livro se apresenta como proposta de direcionamento do pensamento e do conhecimento humano, no conhecimento científico.

Descartes fala de suas percepções da juventude, suas duvidas e os caminhos que o levou na busca das respostas para as perguntas interiores que até então não havia encontrado respostas.sua busca por respostas em outras culturas levou a conclusão que todos possuem fundamentos para sua afirmativas serem verdadeiras, e o que diferencia os homens dotados de bom senso e razão, sendo assim par que uma verdade seja diferente da outra foram usados metodos diferentes entre si. Não existe nada que se possa ter certeza que seja certo e o que eu pensava ser nao o é, nemhuma verdade pode se sobrtepor a outra, cada cultura reage de uma forma as diferentes situações, assim como os filosofos pensam de diferentes maneiras, acreditar em verdades repassadas levam ao erro,daí o principio da do duvidar de tudo. E o que difere estes pensamentos não é a raça o localização geografica e sim o meio (espaço) e o tempo em que elas acontecem.


O conhecimento e as concepções antigas não podem ser simplesmente descartadas, pois como uma cidade que não derruba todos os seus edificios e constroi novos, o conhecimento antigo não podem ser simplesmente descartados.uma construção feita por um unico arquiteto é muito mais bonita quer uma reconstruida. Isso quer dizer que ele acha que o conhecimento seria mais estetico, polido das influencias e corrupções de pensamentos obsoletos anteriores e se estas fossem descartadas.

Não podendo confiar nos metodos usados na lógica e na matematica para compreensão das duvidas, porque a primeira leva pelo caminho da sensibilidade e como a segunda conduz ao erro, surge a necessidade de um novo metodo, baseado em quatro preceitos:
1- nunca aceitar algo como sendo verdadeiro a menos que o conheca claramente como tal:A BUSCA PELA EVIDENCIA.

2-repartir cada uma das dificuldades que fossem analisadas em tantas parcelas quanto fossem necessarias, até solucioná-las:NECESSIDADE DE DIVISÃO.

3-Conduzir por ordem de pensamentos, dos mais simples aos mais complexos:SINTESE.

4- efetuar em toda parte relaçoes metodicas tão completas e revisões tão gerais nas quais se tenha certeza de nada ter sido omitido.ENUMERAÇÃO.


Descartes insiste que usou o método para si próprio, como maneira de organizar o próprio pensaento, não o aplicando-o assim como regra para as demais pessoas, a quais deveriam procurar a verdade em si mesmo.

Na continuidade Descartes passa a duvidar de todas as suas crenças e concebe para si uma moral provisória que consiste em tres máximas a saber:

• Nossos sentimentos e opinioes podem nos engar.
• Os homens se enganam em seus pensamentos tanto quanto não está em nosso poder distinguir das opnioes mais verdadeiras, devemos então seguir as mais prováveis.
• Na duvida sobre nossos pensamentos ninguém poderiam nos garantir se eles o são verdadeiros ou falsos.


A partir destas máximas, Descartes conclui que poderia duvidar de tudo,e ao duvidar ele esta pensando, sendo um ser pensante ele existia. A partir desta primicia ele afirmou “penso, logo existo”, que seria o primeiro principio da Filosofia Cartesiana.


Na busca pela ideia da perfeição ele observa sua volta e consegue ver perfeição somente em Deus, e nas sua infinitas perfeições.

“Deus é ou existe, e é um ser perfeito,
e porque tudo o que existe em nós se origina dele”
DESCARTES

O homem é criatura de Deus e este se distigui dos animais pela sua capacidade de pensar e ordenar palavras,afirma também que os animais não tem menas razão que o homem mas, razão nenhuma.


Descartes fala de muitas de suas idéias não expostas na obra a respeito das coisas da natureza e posteriormente faz uma exposição bem minuciosa de seus conhecimentos respeito do corpo humano, principalmente do aparelho circulatorio, explicando que este funciona como uma máquina muito bem constituida e de sua relação inseparavel com a alma racional.

Finalmente descartes afirma que o conhecimento deve ser buscado e em sua propria experiencia afirma se fosse comodo o suficiente para somente aceitar as verdades dadas pelos antigos talvez ele não tivesse encontrado resposta para as indagoes iniciais como outras verdades que foram reveladas no percurso de sua pesquisa.




Faço, então, aqui uma declaração que,
tenho plena consciência, não poderá servir para me tornar famoso no mundo,
mas tampouco tenho o menor desejo de sê-lo; e ficarei sempre mais agradecido
àqueles em virtude dos quais desfrutarei sem estorvo do meu tempo, do que o
seria aos que me oferecessem os mais dignificantes empregos do mundo.

DESCARTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário